Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PS Cambodja, com foco em Siem Riep

Quando ir - dizem que Novembro e Dezembro é uma boa altura porque é a época seca. Apanhámos no entanto um calor gigante. Mas foi bom porque deu para tomarmos banho nas cascatas de kbal spean.
Cuidados a ter - Siem Reap é completamente recheado de turistas, por isso não sentimos qualque ameaça ou perigo na rua. Contudo, de noiteé comum ver muitos mendigos a pedir. É preciso ter cuidado com os pickpokets.
Dinheiro - O Cambodja não é tão barato quanto fomos levados a crer. Uma refeição ronda os 5 ou 6 euros. Tudo é pago em dólares americanos e as caixas Multibanco dão o dinheiro nessa moeda. Não vale MESMO a pena trocar o dinheiro para riels.

Quando pensarem em sair do país, em direcção ao Laos...
Ter cuidado com a fronteira que apanham. Nós apanhámos um autocarro de Siem Reap para as 4.000 Islands. Era suposto demorar 12 horas e contudo não conseguimos entrar no Laos no mesmo dia, porque a fronteira já estava fechada. A questão é que tanto a companhia que nos vendeu o bilhete, como o recepcionista do hotel onde nos venderam, como o motorista do autocarro, todos eles sabiam que não era possível. Todos menos nós e os outros turistas. Ouvimos histórias de pessoas que compraram os bilhetes mais caros para ir em Sleeping Bus e não foram, demoraram muitas horas mais e os vistos variaram um pouco o valor, consoante a maneira como entraram no país.
Conclusão, os cambodjanos podem ser um bocado trapaceiros, são desorganizados e nada pontuais no que toca a combinações com os turistas. Ponto a ter em atenção.

Quanto a Seam Reap, o bilhete para um dia custa 20 US Dólares e para três dias custa 40.
Para os amantes deste tipo de paisagem, comprem o de três dias. Dá direito a entrar em tudo o que é relíquia (ou o que delas resta), ver nasceres e pôres do Sol, onde quer que seja.
Contudo, é preciso ainda "alugar" um Tuk Tuk, que nos custa entre 15 e 25 US Dólares por dia.
Se não têm tanto tempo ou energia, um dia é bom para ver o principal. Mas mentalizem-se para um dia intenso, desde o nascer do sol, pelas 5 da manhã, até à sua ida, pelas 5 horas da tarde.

Em Seam Reap há muitas maneiras de divertimento: desde os bares e restaurantes animados na rua, até ao Old Market e Night Market e, sobretudo, em cada esquina uma massagem que pode custar apenas 1 US Dólar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário