Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Não tenho dinheiro para ser Inov Contacto.


Com acertos e acertos (cujos valores na verdade eu nem percebo bem, mas já nem me chateio com isso... confio na minha contabilista, Marta) penso que só irei receber cerca de metade do valor mensal este mês..
Acontece que tenho em média, as seguintes despesas:
- renda mensal de casa  + despesas com electricidade, água e gás (sendo que é verão, no inverno piora) + internet,
- compras do supermercado (sendo que não compro carne nem peixe. Os preços da alimentação aqui são idênticos ou por vezes superior aos preços de Portugal)
- comida extra (almoço fora do escritorio, que sai mais barato do que comprar no supermercado e cozinhar...)
- transportes
- despesas de vestuário, que tem sido essencial para o trabalho, que exige vestimenta formal (sendo que as lojas aqui sao o dobro do preço das de Portugal)
- farmácia, e outras coisas ditas NORMAIS de uma pessoa de classe média

(não me vou, como é óbvio, comparar com os romenos ou com as pessoas que vivem no nível abaixo da média, porque não era assim que eu vivia em Portugal e porque não acho que deva ser essa a oportunidade que a AICEP nos deva dar, uma vez que tem fundos para isto, que paga às empresas que nos têm a trabalhar, no meu caso, MUITAS horas)
Acresce que tive que pagar um mês adiantado da renda da casa, que não tenho a certeza que me irão devolver, mais uma comissão para a agencia imobiliária, com o valor de 50% da renda.
Tive também de comprar coisas essenciais para a casa como toalhas de banho, lençóis, alguma loiça, alguns electrodomésticos básicos, como uma varinha mágica.
Antes de vir tive também de investir num computador portátil.

Conclusão, para vir trabalhar para fora do país terei que, muito provavelmente, por dinheiro do meu bolso...

A verdade é que recebemos o mesmo que o ano passado os estagiários recebiam, com os descontos... Mas, para não falar da parte dos descontos que é objectivamente um factor mesmo importante (no meu caso, então, enquanto advogada, nunca verei o retorno do que estou a descontar em apenas 6 meses para a S. Social, dado que muito provavelmente será a única altura em que farei descontos para a S. Social em vez de fazer para o SPAS...), a realidade do mercado na maior parte dos países nao é a mesma que há um ano e meio atrás.. Falando com pessoas da Roménia, percebo que no último ano o preço de certas coisas DUPLICOU.
Sei que o INOV Contacto é um estágio e que a intenção não é Emigrar para enriquecer. Entendo isso muito bem e não foi com esse intuito que me candidatei ao programa. Contudo, sei de muitos antigos estagiários que pouparam até 5.000€, sei de actuais estagiários que não pagam renda de casa e que assim também conseguem poupar, sei que há estagiários numa situação pior que a minha... ou seja, vejo que não há de todo igualdade de oportunidades para todos.

Quase não gasto dinheiro em mim (em jantaradas, em saídas) mas preciso de aproveitar o facto de estar aqui... O problema é que estava a trabalhar cerca de 10 horas por dia...
Conclusão, se não há tempo, se não há dinheiro, não há proveito... Enriqueço em quê?


PS: este texto é para aqueles que acham que o INOV é só dinheiro, ou que é um segundo ERASMUS mas pago...

Um comentário:

  1. Enriqueces em experiência, que a bem ou a mal te faz crescer com isso. Realmente falaste de algumas diferenças em relação ao meu estágio: no ano passado não houve descontos para as SS e não tinha ideia do inov pagar às empresas para lá terem estagiários...
    De resto tudo idêntico, sobretudo para quem ficou na Europa.
    Eu tinha um budget diário para comida e diversão de 10 libras e voltei para casa com cerca de 200 libras transformadas numa PS3.
    E neste caso, por causa do câmbio, os inov do ano anterior tinham um budget muito maior que o meu. Mas as coisas ficavam graves quando nos comparávamos com quem tinha sido mandado para as maurícias, para os EUA ou para qualquer país da américa latina. Viajavam à grande, poupavam dinheiro e nalguns casos os dois ao mesmo tempo.

    No entanto vais voltar muito mais rica em contactos, histórias, cultura geral e intercâmbio multicultural. Não duvido nem por um momento que vai valer a pena. Quando voltares, não vai haver bicharoco português que tu não trates por tu...

    Bjs, diverte-te e aproveita! manel

    ResponderExcluir