Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Turismo na Roménia


Turismo na Roménia

Acabou a época das viagens pela Roménia.
Fartei-me de passear, é uma facto. Vi coisas muitos giras.
A Roménia, apesar de ter muitos defeitos, é um país com muitas zonas interessantes. Viver em Bucareste pode ser um problema, para quem apenas tem um fim-de-semana para explorar tudo. Com distâncias entre 300 a 600 km da capital, percorri tudo o que consegui.

Como muita pena, falhei um grande ponto - O delta do Danúbio. Dizem que a melhor altura para lá ir é Abril/Maio, no pico da Primavera, com todos os pássaros.
Sugiro o hotel Safari, que era onde eu ia ficar. Até têm transporte de Bucareste até lá.

Deixo-vos com o meu top turístico e algumas outras apreciações.


TOP 1 - Transfagarasan.
É considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. A paisagem é incrível, o modo como a estrada foi construída também (claro, ideias geniais vêm muitas vezes de gente maluca. A estrada foi mandada construir por Ceausescu,como forma de se proteger das invasões russas.)
No percurso, apreciamos uma bela paisagem e encontramos dois enormes lagos.
É aqui que se localiza o famoso castelo do Drácula (em ruínas).

Sugiro que consultem este site, com dicas:

Atenção que só está aberta três meses por ano (no verão). Quando há mau tempo, por questões de segurança, tem que ser fechada.



TOP 2 - Sibiu
Uma cidade linda. Cheia de cores, arranjada, organizada, aprazível. A 5 horas de autocarro ou a umas 6 de comboio, desde Bucareste. É claramente um ponto turístico, mas a meu ver, obrigatório. Fiquei num hotel de três estrelas muito bom: http://www.imparatulromanilor.ro
A população tem grande influência alemã, por isso há muita coisa escrita em alemão e muitos turistas alemães.
Não se come mal e visita-se em dois dias. O caminho até lá, pela E81 é lindo de morrer. Tanto no verão, com tudo verde, como no Outono, já com uma mistura de castanhos e laranjas. Imagino que branco, com a neve seja mesmo de perder de vista, mas aí é preciso mesmo muito cuidado. As estradas são muito perigosas.




TOP 3 - Bucovina
Faz parte da região da Moldávia. Onde se situam os mosteiros património da Unesco. No verão, a paisagem agrícola envolve-nos o olhar e a alma. Pessoas simpáticas e a verdadeira paz do campo. Aqui dormi numa pensão nada má e muito barata – Byblos; e num hotel de 4 estrelas, nada caro, muito giro, mas com alguns defeitos: Villa Alice.
Os mosteiros valem a pena ser visitados, mas Bucovina vale pela sua paisagem.



Podem consultar mais informação aqui:
Daqui, pode seguir-se directamente para o TOP 4 - Maramures.


TOP 4 - Cluj Napoca e Maramures
Se viermos de Bucareste pela autoestrada e depois por Sibiu, antes de chegar aos Maramures (ou à ida de volta) vale a pena parar em Cluj. É a cidade universitária, com a maior universidade romena. De influência húngara, onde as pessoas são mais bonitas, há menos pobreza nas ruas, os edifícios são imponentes. Cheia actividade, energia e cultura.
Cuidado ao pedir informações na rua, se estiverem perdidos, eles mandam-nos para um sítio qualquer, mas dão um ar tão interessado, até param para pensar, que cremos mesmo que sabem do que estão a falar.
Fiquei alojada no "Hotel Paradis" - alerta: o spa não está incluído e não é mesmo no centro.
Vê-se num dia, mas claramente aguenta-se lá a disfrutar por mais uns...

A região dos Maramures é conhecida como a Wooden Land. Igrejas de madeira, remontam ao século XVI, pintadas por dentro, com um estilo de igreja ortodoxa bem diferente daquele que vemos no resto do país. É a zona onde as tradições se conservam mais virgens. Acho que a melhor altura para ir deve ser a Páscoa, onde há a tradição dos ovos pintados (tal como em Bucovina) e as pessoas saem à rua nos trajes tradicionais.
Na altura da neve também deve ser de cair para o lado.
A paisagem é verde, amarela, castanha, laranja, ou branca. Depende da altura do ano. As pessoas são rurais, as vestimentas também. Conseguimos ver gente por todo o lado a trabalhar os campos, muitas quintas com animais e toda a espécie de arquitectura modesta.
Tem a pérola romena - o cemitério feliz. Que apazigua a morte, embelezando aquela que foi a vida de quem lá jaz.




TOP 5 - Sighisoara
Esta é a oficial cidade natal do Conde Drácula. Foi aqui que nasceu Vlad Tepes, que deu origem ao imaginário do Drácula. Depois de povoada por diferentes povos, desde A.C., desde o século XII que se tornou uma cidade fortificada e uma das escolhidas na Roménia como património da Unesco. Muito pequena, é uma cidade pitoresca, onde as casas são às cores, há gente em todas as praças e em cada esquina uma história. Não perderia...

Dormimos optimamente e barato - Hotel Korona



E depois ainda...
Brasov
É uma das cidades mais conhecidas, mais arranjadas e mais turísticas. É muito gira. Dormi num hotel super engraçado: http://www.bellamuzica.ro/
Dizem que é também das cidades mais caras. É onde se come o melhor tradicional PAPANASI. Aqui, no Inverno, é costume ir para a montanha para os desportos de neve.




A cidade em si é muito pequena, mas é perto de Brasov que temos as atracções turísticas:

Bran – Perto de Brasov, temos a zona de campo de Bran. É onde se situa o "falso" castelo do Drácula. Falso porque foi habitado pela família real, apenas tendo servido de abrigo por uns tempos a Vlad Tepes. Hoje é o museu real, mas mete à mistura o mito do Drácula (o que mais vende a Roménia, na verdade). Mas vale a pena lá ir, é giro. Infelizmente, não visitei melhor a zona, mas dizem que é lindo...



Temos ainda várias citadelas por estas estradas, como é o caso da Rasnov.



Sinaia – entre Bucareste e Bran. Eu apenas conheci o famoso Palácio de Peles. É considerado um dos monumentos imperdíveis da Roménia.




Fui ainda a Timisoara, a segunda mais importante cidade romena. Ao contrário de grande parte do país, conserva muitos dos edifícios antigos, anteriores à ditadura comunista. É uma cidade muito mais civilizada, muito Europeia. Arranjada, com uma grande praça e vida junto de um rio. Bares em barcos, jardins cheios de flores. Visitei a zona entre Timisoara e Lugoj (como o castelo de Hunedoara) pois Lugoj é onde vive o Tiago. É uma aldeia calma, bonita, natural, com um rio e uma cachoeira. Simpática e conservada. De passagem fui também a Targu Mures ou Piatra Neamt. Foram estas as cidades que achei mais relevantes.

Estive em Constanta, Mamaia e Vama Veche, mas claramente não fui numa boa época e é como se não lá estivesse estado. Pois pessoalmente, aquilo que vi não me cativou minimamente, nem mesmo para fazer o que eu tanto gosto - praia. Mas há quem adore...

Sites:
Eles reencaminham-nos para vários alugueres de carros. às vezes correu melhor que outras, por vezes são particulares a alugar. Mas uma coisa é certa: nunca se deixem enganar: o GPS é sempre 5 euros por dia.
E nunca aluguem carro na Prima Rent a Car.
Para os hoteis utilizei quase sempre o Booking. Compensa muito, porque na Roménia conseguimos sempre ficar em bons hóteis a preços muito baixos.

Bom, seguramente visitei uma ou outra coisa mais, mas penso que resumi o mais importante.
Para dicas, contactem-me - saravirtuoso@hotmail.com

Boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário