Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dicas sobre o Cambodja



Primeiro ponto a ter em consideração: voámos de Singapura para Phnom Pehn, pela Tiger Aways. Não nos souberam explicar que tínhamos que ter uma prova de que um dia (um dia...) íamos sair do Cambodja e queriam-nos pôr a comprar um bilhete de avião do Cambodja para qualquer lado. Conclusão, apenas tínhamos que mostrar que tínhamos um bilhete de Bangkok para Lisboa, fosse quando fosse. Ou seja, se viajarem sem datas de regresso tenham isso em consideração... que em princípio precisam de uma prova de que irão mais cedo ou mais tarde sair do país.
Ponto seguinte: dinheiro... Tudo nesta cidade é pago em Dólares Americanos. Aliás, no aeroporto os ATM que existem só sacam notas americanas. Para trocar (o que fizemos...) pagamos um balúrdio... Conclusão, não vale a pena.
A capital do Cambodja não é de todo, na minha opinião, claro, atraente... Caos de tráfego clássico de uma grande cidade asiática, mas com pessoas com cara de más... A zona turística não atrai e não é tão barato como à partida podíamos esperar. Dica: ou ler  o guia antes de sair de casa cheio de dinheiro e máquina fotográfica ou não o ler de todo. O lonely planet aconselha a ter cuidado com os assaltos, com a posse em público de máquinas boas, a não resistir...enfim, toda uma série de coisas que não nos deixaram nada de nada tranquilos.

Dica pessoal: perceber que 1) o Kico fica nervoso quando parece que o mundo acabou. Deixá-lo ir apanhar um ar e ficar à espera com toda a calma. Tentámos levantar dinheiro, mas tínhamos excedido o montante permitido - saiu o papel e nada de dinheiro. O rapaz entrou em parafuso. Ficou logo cansado. Dica 2) quando ele está cansado não o deixar escolher o hotel onde vamos dormir. Fiquei no Tuk Tuk à espera (que apanhámos no aeroporto a 7 dólares...) enquanto o Kico avaliava a disponibilidade do hotel. Saiu de lá feliz. Quando começamos a pegar nas coisas é que avisa que não é o melhor hotel do mundo... claro, vê-se logo nas escadas que dão ao quarto. A partir de agora, tentar sempre controlar esse ponto.

Também deve ser aconselhável apanhar um tuk tuk fora do aeroporto, deve ficar mais barato. Se bem que nós apanhámos do hotel para ir ao centro jantar e um caminho de 10 minutos custou-nos 5 dólares.

Bem, e aventura por aventura, alugámos uma bicicleta e vivemos a adrenalina pura de conduzir entre tuk tuks, carros, motas e bicicletas, sem olhar para os lados, trás ou ter qualquer hipótese. É avançar com confiança! Almoçámos num italiano recomendado por um casal hippie australiano cinquentão. Limoncello, na companhia de um pequeno rato. Demos umas voltas pela cidade e viemos repousar aqui na espelunca (Starwood In - 15 dólares, preçi sugerido pelo Kico que é novato, novatíssimo na arte de regatear...). Saímos para jantar, numa zona chamada Golden, porque tem muitos hotéis com esse nome e comemos um prato vietnamita num restaurante com muito bom ambiente. Direito a uma margarita e um gin tónico e a um brownie para acabar. A fome tem sido alguma e o cansaço demais... Ainda não entrámos no modo FÉRIAS.

 Tanta pirosada numa foto só...



 Kico a dominar o guia!
 Dona do Hotel e Restaurante Anise, Kheng Ortiz

2 comentários:

  1. Sigo atentamente om vosso percurso, ou não fosse o Kico meu filho. Eu, Mãe-Galinha, quero sempre que o meu pinto esteja em segurança! E feliz, sobretudo feliz! Sara, parece-me que a novata aqui é a Sara. Ainda não conhecia a má disposição do Kico, a impaciência dele quando está cansado? Pff, novata! Pois bem, apesar disso, o Kico não sabe regatear porque para ele toda a gente é intrínsecamente boa...e honesta. Mas ele aprende, e aprende rápido!
    Estudem bem o vosso guia e depois aproveitem tudo o que puderem. E, já agora, DIVIRTAM-SE MUITO!

    ResponderExcluir
  2. Mas que grande aventura!!! Aproveitem bem. Beijinhos.


    Avó

    ResponderExcluir