Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Rei fez anos

A meio da noite sou acordada pelo Kico, num comboio entre Vientiane a Bangkok. Só para me avisar que ia à casa de banho, para eu ficar de olho nas coisas. "Parabéns!!", foi a minha frase de acordar. 12 horas depois, bem dormido ele, mal dormida eu, chegámos a Bangkok e apanhámos um caro tuk tuk até Khao San Road. Carregados e já com calor, entrámos no primeiro hotel - era o seu aniversário e por isso bem merecido um bom hotel com piscina no topo. Por cá ficámos, banhámo-nos e fomos andar a pé... Segunda vez que cá estou e o sentimento é o mesmo - cidade complicada. Para mim, bateu Bucareste. O cheiro, a confusão, as comidas, as ratazanas... (os esquilos?!)
Os anos do Francisquinho foram bem animados, à nossa maneira e à maneira desta rua maluca - compras em todas as bancas (onde todos nos tentam levar dinheiro por nada: temos bancas com t-shirts, vestidos, pulseiras, bikinis, malas, artesanato... e depois: bancas com documentos falsificados - desde cartão de estudante a membro do FBI; carrinhos que passam com insectos cozinhados, a maior atracção dos jovens turistas...um nojo!); um fried rice e um pad thai, para variar, acompanhado de umas conversas cómicas e de um francês enferrujado (que ainda hoje me foi muito útil para ajudar uma velhinha confusa no wat pho, onde eu fiquei à porta para não gastar mais dinheiro num templo que já visitei em 2008).
A Rita chegou bem, cansada e activa. O rei fez hoje anos e por isso a cidade anda em euforia. T-shirts amarelas era ontem vendidas em todas as esquinas. Por isso, depois de outro almoço, same same but diferent, fomos até ao Palácio Real, onde fomos recebidos com uma groselha e um montão de gente... tanta mas tanta gente.
Os estilos tailandeses são duvidosos. As dúvidas do Kico são exageradas, mas de facto há muitas pessoas que não se sabe bem se são: homens, mulheres, travecas, estilosos, gays... E o desfile do aniversário do rei meteu tudo: bandas filarmónicas com desfiles de escolas, com passos trocados, tuk tuks e carros no meio, turistas a desfilar e muita gente com a máquina em punho e o flash a disparar.
Because Tai love the king


Nenhum comentário:

Postar um comentário